Creatina: O que você precisa saber sobre ela

A creatina é um dos produtos mais utilizados por praticantes de atividade física que buscam uma melhora no desempenho do seu esporte, também é um dos suplementos alimentares mais estudados do mundo pela ciência, porém ainda existem muitas dúvidas e questionamentos em relação creatina.

Conversamos com a Nutricionista Michaelle Rodrigues sobre a creatina e seu benefícios.

F.A.: O que é a Creatina?

M.R.: A Creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina, é encontrada na carne vermelha, aves e nos peixes em quantidade bem pequenas, já que seria necessário o consumo de quase 1kg de carne para obter a dose diária recomendada que é de 5 gramas/dia, por isso a necessidade de suplementar em alguns casos.

F.A.: Quais os benefícios da suplementação de Creatina?

M.R.: A suplementação dessa substância fornece mais energia, podendo ter treinos mais intensos, com maior volume nas cargas e com um recuperação entre as séries e entre os treinos bem mais rápida do que sem suplementar, favorece a recuperação e o ganho de massa muscular.

F.A.: Anos atrás a creatina teve a sua venda proibida aqui no Brasil com a afirmação de que causava problemas renais, algum tempo depois a venda foi novamente liberada pelo órgão que regulariza este tipo de produto, a ANVISA, a creatina pode causar algum problema renal?

M.R.: Apesar de existir polêmica com relação a sua indicação para pacientes com problemas renais, não há estudos que comprovem esta afirmativa.

Michaelle Aquino Rodrigues
Nutricionista CRN 6 – 15232
Nutrição funcional e esportiva.
Atendimento centro médico Hebrom e academia sertão fitnes.
@michaeller.nutri

Agendamento 082 99921-0382.

Mais conteúdo Fitness no nosso Instagram @nutrisport9

Comentários