A história da Casa o Ferrageiro nasce  Com Seu Nezinho ainda na década de 20, onde um jovem empreendedor após concluir seus estudos na capital volta ao sertão para fazer história, onde funda uma loja no Povoado de Maravilha, como o local não ofertava boas chances de crescimento, se mudou para Santana do Ipanema, sendo instalado no prédio que muitos lembram como ocupado por Lourival Madeiras.

Ele muito inquieto e empreendedor começa a trabalhar em diversos segmentos, que ia desde perfumaria, roupas e medicamentos aos atuais materiais para construção e equipamentos agrícolas.

Mas foi pensando em sua sucessão que seu Nezinho passou a administração da Casa o Ferrageiro em 1954 a Sr. Jugurta e Bartomeu Barros, onde juntos enfrentaram momentos de muitas dificuldades, principalmente o momento de inflação no Brasil que durou por décadas.

Seguido de muito trabalho e dedicação os jovens empresários foram além, onde em 1973 inauguravam a filial em Paulo Afonso, onde o sócio Jugurta gerência juntamente com seu filho Virgilio e o genro Eduardo Elias.

Hoje a Casa o Ferrageiro está prestes a comemorar 100 anos, e conta com mais de 60 colaboradores, onde juntos levam a todos os clientes e amigos os melhores produtos em materiais para construção em geral, do piso ao teto, além de máquinas e equipamentos agrícolas. A loja de Santana do Ipanema tem à frente da gestão Sr. Bartolomeu Barros e seu filho César Vital Barros que com sua equipe vem atendendo a milhares de pessoas, ofertando produtos de qualidade e sempre com muita dedicação, ética e respeito a clientela.