Ascom Isnaldo Bulhões
Por determinação de Isnaldo Bulhões, Mercado Público só pode receber carne com inspeção
Atendendo as normas da legislação vigente no país e visando dar segurança alimentar à população santanense com especificações recomendadas pelo Ministério da Agricultura, o Prefeito Isnaldo Bulhões determinou que a partir deste sábado (27), não será mais permitido a comercialização de carne bovina no Mercado Público Municipal sem o serviço de inspeção sanitária.
Nesta quinta-feira (25), Isnaldo Bulhões convocou os marchantes do município para uma reunião no auditório da Prefeitura, a qual contou com a presença de sete vereadores. Na ocasião o chefe do executivo informou sobre sua decisão e frisou que a prefeitura vai controlar a entrada da carne bobina no mercado público.
Isnaldo Bulhões disse que o município vai fazer o possível para ajudar os marchantes, porém, o abate não pode ser feito clandestinamente. Já que o Matadouro de Santana foi interditado e a prefeitura multada em R$ 514 mil pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), os marchantes estão abatendo os animais no matadouro de Maceió. Para auxiliar no transporte da carne, a prefeitura vai ceder um caminhão refrigerado do Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (CONDRI), conforme as normas vigentes.
Com a decisão, Isnaldo Bulhões quer acabar com a prática do abate clandestino e evitar que o município seja multado pelos órgãos competentes, uma vez que o abate clandestino acarreta em infração sanitária prevista na lei nº 6.608/2005, regulamentada pelo Decreto nº 2.991/2005.
Vale ressaltar que o Ministério Publico do Estado de Alagoas (MPE/AL) recebeu várias denúncias de que animais estavam sendo abatidos de forma clandestina em Santana do Ipanema e uma audiência que contou com a participação do promotor Hamilton Carneiro, do secretário de Municipal de Agricultura, Jorge Santana, da gerente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), Ana Rosa e da zootecnista da Vigilância Saitária Municipal, Katiucia Mineli, discutiu sobre o assunto.
NOVO MATADOURO
Durante a reunião, o prefeito lembrou que Santana do Ipanema terá o único matadouro regional para abate de bovinos, com instalações modernas e que vai atender à população da região sertaneja. Alem disso, Isnaldo Bulhões disse que deseja reformar o Mercado Público de Santana do Ipanema e vai buscar a ajuda do ministro dos Transportes, Maurício Quintella.