Dar oportunidade a todos os jogadores e o baixo número de partidas até a definição da lista para a Copa do Mundo levaram técnico a mexer bastante do primeiro para o segundo amistoso
a véspera de enfrentar a Austrália, a entrevista de Tite foi focada em explicar a decisão de fazer oito substituições em relação à equipe titular da derrota por 1 a 0 para a Argentina. O técnico quer observar o maior número possível de jogadores nesse caminho de 11 meses até definir a lista de convocados para a Copa do Mundo de 2018.
Segundo Tite, o senso de justiça foi determinante para mudar tanto a equipe.
– É muito desafiador ser justo, mas foi um item que peguei para determinar essa escalação. Se eu for para casa e não der a eles oportunidade de jogar, que sentimento eu terei? Eu seria muito egoísta se colocasse o resultado acima agora. Não posso pensar em mim, não pode ser assim. Então organiza a equipe, os trabalhos táticos, dá confiança e coloca para jogar. Assim terei experiências para julgar e errar menos. Vou errar, mas terei mais condições de acertar.
“Assim eu terei experiências para julgar e errar menos. Vou errar, mas terei maiores condições de acertar” (Tite, sobre o efeito das observações na convocação para a Copa-2018)
Outra razão de aproveitar o amistoso desta terça-feira para dar mais minutos de jogo aos atletas que menos atuaram é o baixo número de partidas que restam até a Copa do Mundo.
Além da Austrália, o Brasil terá quatro jogos pelas eliminatórias – Equador, Colômbia, Bolívia e Chile – e quatro amistosos – o único rival definido é a Alemanha, no dia 27 de março de 2018. Depois disso, Tite já terá de anunciar os 23 que vão ao Mundial.
– Temos nove jogos. Quem está acostumado com trabalho em clubes, pensei: só tenho nove jogos? Esse também foi um fator predominante para botar (os reservas) para jogar. Bota na arena e vamos embora! O atleta que tem capacidade de jogar um amistoso mentalmente fortalecido, em alto nível, como se fosse um jogo decisivo, ganha pontos. E eu consigo perceber quem tem – alertou o treinador.
Apenas Thiago Silva, Paulinho e Philippe Coutinho serão mantidos do jogo diante da Argentina para o segundo amistoso na cidade de Melbourne. O Brasil vai atuar com Diego Alves, Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz; Paulinho, Coutinho, Giuliano e Douglas Costa; Diego Souza.
Brasil e Austrália se enfrentarão às 7h05 (horário de Brasília) desta terça-feira, no Melbourne Cricket Ground. O GloboEsporte.com vai acompanhar em Tempo Real.
Fonte: http://globoesporte.globo.com