Foi entregue nesta sexta-feira (30/06/2017) o Título de Cidadão Honorário por Santana do Ipanema ao Prof. Dr José Marques de Melo, que é natural de Palmeiras dos Índios, mas viveu e cresceu em Santana do Ipanema.
Resumo de sua Biografia
Nascido em Palmeira dos Índios (Alagoas), José Marques de Melo obteve os títulos de Bacharel em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco, 1964), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal de Pernambuco, 1965) e Pós-Graduado em Ciências da Informação Coletiva (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Quito, Equador, 1966). Primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973). Atualmente é Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Presidente (2005-2008) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Sócio Emérito (2004) da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Jornalista, professor, pesquisador, educador, formou várias gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos.
Justificativa de entrega do Título de Cidadão Honorário
O professor Doutor José Marques de Melo, santanense de coração e natural de Palmeira dos Índios por força das atividades dos seus pais na época. De Família tradicional viveu toda sua infância e juventude em Santana do Ipanema, estudou no grupo escolar Padre Francisco Correia de Andrade e no Ginásio Santana.
Como podemos constatar na sua biografia, tem um vasto currículo, é detentor de titulos de cidadão honorário em várias cidades Brasileiras, premiado em diversos países pela sua militância na comunicação.
É o primeiro doutor em jornalismo do Brasil e docente fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), primeira escola de comunicação da América Latina.
Diante dessa justificativa e pelos relevantes serviços prestados pelo Doutor José Marques de Melo, como também pelo seu amor por noessa terra, citando-a e representando-a, mesmo na condição de filho adotivo, acredito que estamos fazendo justiça em conceder-lhe o titulo de Cidadão Honorário de Santana do Ipanema.
– Mário Silva Siqueira, Presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema.