O grupo de mulheres artesãs surgiu em agosto de 2015 com a iniciativa da professora Jacqueline Damasceno Barros que nas horas de folga criava e recriava suas bonecas de pano. A afirmação e o gosto pelo artesanato a instigou a fomentar sua arte com outras amigas que como ela são fãs do trabalho manual.
O grupo de amigas ligadas pelo artesanato tomou forma a cada encontro realizado para fabricar bonecas de pano. A arte, a minúcia e o prazer de verem suas peças cada vez mais bonitas foram contagiando as mulheres que apresentavam suas habilidades no decorrer do tempo.
Os encontros realizados sempre aos fins de semana e lugares distintos foram marcas registradas para emergir novas habilidades em trabalhos manuais diversificados. Entre ESCOLAS, ONG, SINTEAL e residências o grupo de mulheres foi aumentando e hoje após dois anos de criação, o grupo conta com vinte e cinco mulheres que compartilham sentimentos e alegrias a cada arte criada.
A arte de fazer bonecas agregou também arte em crochê, pinturas, artes com miçangas, entre outros trabalhos que além de desenvolver talentos e habilidades servem como terapias e distração para quem tem dias preenchidos com atividades que exigem dedicação e sabedoria.