O Grupo de Pesquisa em Parasitologia (GPP) do campus II da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) tem seis trabalhos aprovados para apresentação no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Um desses trabalhos foi selecionado para apresentação oral e cinco para apresentação em E-pôster.
Esses trabalhos são frutos de dois PIBICs e de outras pesquisas do grupo. São eles: 1)Doenças negligenciadas no contexto educacional: conhecimentos e práticas adotadas por professores do ensino fundamental I no município de Santana do Ipanema, Alagoas (selecionado para apresentação oral), 2) Aspectos biológicos de Biomphalariaglabrata submetidos à criação em águas de uma área alagoana não endêmica para esquistossomose, 3) Duração do período embrionário de Biomphalariaglabrata submetidos à criação laboratorial com águas provenientes de uma coleção hídrica localizada em uma área não endêmica para esquistossomose mansoni, 4) Identificação de criadouros de Biomphalariastraminea em uma cidade alagoana, 5) Levantamento epidemiológico da esquistossomose na 7º região de saúde do Estado de Alagoas no período de 2010 a 2015 e 6) Jogos educativos no ensino fundamental I visando à prevenção de doenças parasitárias.
O GPP é coordenado pelo professor Israel Santos, e possui atualmente nove estudantes de graduação e um de especialização.
O 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical será sediado em Olinda, PE, entre 02 a 05 de Setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, contado com mais de 3.000 trabalhos selecionados para apresentação em E-pôster e mais de 200 para apresentação oral.
Fonte: Grupo de Pesquisa