Existem diversas justificativas para o torcedor do CRB explicar uma média de público – na Série B, inferior à do CSA na Série D.
Diferença nos preços, formato da competição, interesse em ver o clube jogando, explicando que o CSA tem poucas competições na temporada e até mesmo uma manipulação nos boletins financeiros da partida, ocultando um público maior em todas as partidas.
Se comparar a média com o CSA, o CRB perdeu no Alagoano e no Brasileiro. Mas é preciso observar que o Galo cresceu no ano de 2016.
O CRB foi o sétimo melhor na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro e também ocupou a mesma posição no ranking da presença de público entre os 20 times da 2ª Divisão do futebol brasileiro. Nos dezenove jogos feitos em Maceió, o CRB apresentou uma média de 5.813 torcedores por partida. No ranking total dos 128 clubes, o CRB foi o 31º colocado.
Em sétimo, o CRB perdeu para equipes como Bahia, Ceará, Paysandu, Vasco , Náutico e Avaí, ficando à frente do campeão da Série B, o Atlético (GO).
Avaliando que estamos falando de uma equipe que em boa parte do campeonato brigou pela parte de cima da tabela e observando o potencial do torcedor do CRB, o número pode até ser considerado pequeno, mas o CRB teve um significativo crescimento.
SUPERIOR
A péssima presença de público no ano passado foi um dos motivos para gerar o grito que ficou marcado no Alagoano, onde o torcedor do CSA perguntava ‘cadê você, cadê você’. A resposta do CRB vinha com outra provocação ‘ na Série B, na Série B”, referindo-se ao CSA não ter – à época – competições nacionais para disputar. Quando se compara o desempenho do CRB neste ano, com o desempenho do ano passado, o crescimento do CRB foi muito positivo. Ano passado, o CRB teve média de apenas 3.558 torcedores por jogo e nos 19 jogos no Rei Pelé, o público pagante foi de 67.607 torcedores.
Na média de público houve um acréscimo de 2.255 pessoas por partida, totalizando 42.841 torcedores a mais em 2016.
Os dados mostram o potencial para crescimento. Em alguns momentos da Série B, o CRB chegou a estar entre os cinco melhores em média de público de toda a competição. Na reta final já apresentando reduzidas chances de subir, o CRB caiu na média, que chegou perto dos sete mil torcedores e viu adversários que brigavam pelo acesso, subirem e ultrapassa-lo.
Fonte: http://www.esportealagoano.com.br