Na última sexta-feira (29), o prefeito Isnaldo Bulhões fechou, de forma oficial, o lixão de Santana do Ipanema, localizado no Povoado Areia Branca. O ato simbólico contou com as presenças da primeira-dama Renilde Bulhões, secretários municipais Jorge Santana (Agricultura) e Vera Araújo (Assistência Social), vereador Roberto Oliveira, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Gustavo Lopes, diretor da UNEAL Campus Santana do Ipanema Júnior Genuíno, além de outras autoridades e moradores da região.
Entre os presentes, estava o presidente da Associação Comunitária do Povoado Areia Branca, Renaldo Pereira, popularmente conhecido como “Leiga”. Durante os discursos das autoridades na solenidade que aconteceu ao lado do lixão, Leiga falou que o fechamento do lixão representa um marco histórico para Santana do Ipanema e relembrou uma situação causada pelo lixão:
“Este lixão causou muito mal a população e hoje não vai mais causar. Antes, as famílias não podiam nem comer nas mesas de suas cozinhas por conta das moscas e fumaça das queimadas, elas comiam em sacolas plásticas. O fechamento do lixão representa um marco histórico para Santana do Ipanema”, enfatizou o presidente da associação que finalizou suas palavras agradecendo ao prefeito Isnaldo Bulhões pelo ato “não temos palavras para agradecer ao prefeito”.
Com o fechamento, Santana do Ipanema passou a fazer parte dos 35 municípios alagoanos que fecharam o lixão de seus municípios. O local será revitalizado e um cinturão verde dará nova vida ao antigo lixão.
—
Fotos: Jean Souza Texto: Ascom / Santana do Ipanema