Por Marcel Vital
Fomentar o bem-estar dos colaboradores é papel fundamental de toda companhia que deseja crescer e se firmar num mercado cada vez mais competitivo. E não é de hoje que as empresas já perceberam que uma equipe capacitada não só executa melhor as tarefas como desenvolve ampla visão estratégica, de modo a apresentar projetos mais alinhados aos objetivos da organização.
A empresa Lourinho Distribuidor, que atua no mercado desde 1992, no ramo atacadista de material de construção, tem elaborado e implementado estratégias para a melhoria no desempenho e engajamento de seus colaboradores, a exemplo de palestras educativas e oferta de consultas e exames médicos, bem como momentos de oração e leituras semanais sobre o mundo corporativo.
A ideia, segundo a empresária Aglaé Santos, surgiu este ano e a equipe de liderança já tem notado um crescimento, embora gradativo, no que se refere à atuação dos colaboradores e, consequentemente, no faturamento da empresa.
“Junto aos Recursos Humanos (RH), disponibilizamos ferramentas e sistemas que auxiliam no mapeamento das características comportamentais de cada colaborador e, dessa forma, criamos ações voltadas para eles, de acordo com suas necessidades e fragilidades. Quanto mais pessoas capacitadas e que estiverem dispostas a crescer e a melhorar, maior será a nossa chance de construir uma comunicação saudável dentro da organização”, afirmou a empresária.
Cores como ferramenta de conscientização – O Lourinho Distribuidor aproveitou as campanhas de conscientização do Setembro Amarelo, do Outubro Rosa e do Novembro Azul, cujas cores são relacionadas à valorização da vida, ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente, para aumentar a conscientização e a propagação de informações sobre esses temas junto aos seus colaboradores, através de palestras com profissionais da área da saúde.
Equipe Lourinho em palestra de conscientização sobre o câncer de próstata.
E não para por aí, não, viu! A empresa também criou o Clube de Leitura, um projeto que tem despertado o interesse dos colaboradores pela leitura. Todas as quintas-feiras o expediente se encerra um pouco antes do habitual para que eles possam desbravar novos conhecimentos, juntos. Os encontros permitem que os colaboradores se aproximem sem ter que falar de trabalho e levantam discussões proveitosas sobre os mais variados assuntos.
Aglaé Santos (frente) e Márcia Ferreira (segunda da dir. para esq.) com equipe após o momento do Clube de Leitura.
A operadora de telemarketing do Lourinho Distribuidor, Márcia Ferreira, conta que, após as ações implantadas pela empresa no segundo semestre deste ano, ela passou a ficar ainda mais dedicada, focada e disposta em prol do crescimento da organização.
“É importante a gente sentir que a empresa está preocupada com o nosso bem-estar físico e emocional. Graças a implantação do Clube de Leitura , consegui melhorar o meu vocabulário e, de quebra, aprendi a ter consciência textual. Hoje, com o hábito da leitura, percebo que minha comunicação está mais eficiente na abordagem com os clientes”, destacou Márcia, que trabalha na empresa há sete anos.
Quem compartilha do mesmo sentimento é o motorista Gilvan Soares, que está na empresa há 27 anos. Para ele, as palestras – sobretudo a do Novembro Azul – serviram para esclarecer dúvidas, tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos.
Gilvan Soares, colaborador há 27 anos, afirma que as palestras são ótimas oportunidades para esclarecer dúvidas, tanto dos mais novos como dos mais velhos.
“As palestras são bem dinâmicas e explicativas, e os colegas souberam interagir e tirar várias dúvidas. Gosto sempre de participar dessas rodas de conversa, até mesmo para ficar bem informado e saber das novidades. Faço exames periódicos, pois, a meu ver, é sempre melhor prevenir do que remediar”, disse ele, entusiasmado.
Para Cristiane Oliveira, consultora especialista em desenvolvimento humano, a empresa que se preocupa com a saúde física e emocional dos seus colaboradores tem como maior benefício um profissional mais fortalecido para desempenhar de maneira eficaz suas atividades. De acordo com a especialista, isso é primordial para que o colaborador possa ter tanto a consciência como a visão aumentada no que diz respeito ao seu papel dentro da organização.
Cristiane Oliveira, especialista em desenvolvimento humano, explica que colaboradores modernos estão buscando não só boa remuneração, mas também realização profissional.
“O profissional consegue deixar fluir plenamente o seu talento, de modo a gerar mais valor para a empresa e, ao mesmo tempo, atingir sua autorrealização. Hoje os funcionários modernos estão buscando dentro do ambiente corporativo não só uma boa remuneração, mas também a realização profissional como uma forma de desenvolver todo o seu potencial e conquistar tudo o que está capacitado a ter. Essas características fazem com que a equipe dos recursos humanos retenha bons talentos, o que é importante para a organização se tornar mais competitiva no mercado”, destacou Cristiane Oliveira.
A consultora ressaltou que o fortalecimento dessa cultura organizacional também permite a melhoria da imagem da empresa perante o mercado, demonstrando responsabilidade e comprometimento social, pois essa iniciativa humaniza o processo de gestão, no qual o colaborador não é tratado apenas como mais um número.
“O cliente é a razão pela qual uma empresa existe. Todavia, o consumidor só consegue ser bem atendido e ter suas necessidades solucionadas se o colaborador estiver conectado ao seu trabalho. Então, quando a companhia investe no aprimoramento de seus recursos humanos, logo ela consegue servir melhor a sociedade e, consequentemente, ser bem avaliada pelos seus fornecedores, consumidores, associações e demais parcerias com as quais estabelece para entregar seus produtos ao mercado”, afirmou Cristiane.