A resposta para essa pergunta precisa de uma série de reflexões.
Primeiro, se você quer HIPERTROFIA, é importante entender que deve treinar de forma INTENSA, e que o ganho muscular ocorre no DESCANSO.
Mas você sabe quanto tempo seu músculo precisa descansar para se recuperar completamente?
O treinamento gera uma série de eventos intracelulares que, em última análise, regula a expressão do gene e a síntese de proteínas. O treino pode alterar a atividade de cerca de 70 genes que regulam fatores diretamente envolvidos com a hipertrofia.
A síntese de proteínas aumenta depois de apenas um treinamento, mesmo com uma única série de exercícios.
Mas, vários fatores colaboram para a duração total desta recuperação. Alguns deles são: tipo de fibra muscular, intensidade do treino, alimentação adequada e respostas endócrinas (testosterona, hormônio do crescimento, cortisol, insulina e o crescimento do tipo insulina fator I) que contribuem para a magnitude da hipertrofia.
Assim, esses são os fatores que irão definir quantos treinos podemos e devemos fazer por semana.
Desta forma, se as variáveis acima mencionadas estiverem equilibradas, ocorre um grande momento anabólico nas primeiras 2-3h, sendo percebida alterações por até 36-48h pós-exercício, quando treinados parecem se recuperar em média nas primeiras 36h e não treinados em 48h.
Portanto, para quem busca HIPERTROFIA, parece ser possível treinar todos os dias, desde que respeitemos os princípios mencionados e que não treinemos com um intervalo menor de 48h o mesmo grupamento muscular.
Fonte: http://www.nutricaoemusculacao.com.br