Ascom Isnaldo Bulhões
A Prefeitura de Santana do Ipanema, através da secretaria Municipal de Saúde, promoveu um evento na manhã desta quarta-feira (24), na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com os acientes psiquiátricos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Irmã Leontia e sociedade. Um grupo de pacientes da cidade de Pão de Açúcar também participou do evento.
Foram realizadas palestras, rodas de conversa e atividades educativas com objetivo de promover troca de informação e de experiências para os pacientes entenderem sua importância na sociedade. Além disso, a ação teve o propósito de incentivar o diálogo e o olhar da sociedade sobre a saúde mental, convidando à reflexão de temas como inclusão social, cidadania e desinstitucionalização dos pacientes.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05) tem como objetivos propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental e, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais.