Esse tipo de recurso é utilizado pelo homem desde os tempos das cavernas quando eram utilizadas ferramentas desenvolvidas por eles mesmos para desenvolver um trabalho como pescar ou caçar, utilizamos recursos ergogênicos em varias atividades do dia-a-dia, no trabalho, na cozinha, nos momentos de fazer, etc.
Eles são compostos por tudo que ajuda no desenvolvimento ou realização de um trabalho que vai desde um abridor de garrafa até uma grande máquina construção civil, mas… o que tem a ver recursos ergogênicos com o mundo fitness? Tem tudo a ver.
É normal buscarmos sempre uma melhora no desempenho de alguma atividade física que desenvolvemos, seja no sentido de ter mais força, energia, foco, conforto e segurança. Então é de grande importância que os pilares para o desenvolvimento da atividade que você resolveu realizar estejam em ordem, muitas vezes essa organização depende de você ou de profissionais de cada área em especifico, vamos citar a baixo os principais recursos ergogênicos no ambiente interno (que depende de você) e no ambiente externo (que depende do ambiente em que você se encontra) para um melhor desempenho e desenvolvimento físico.
Alimentação e suplementação: Responsáveis por oferecer nutrientes específicos para cada momento do dia, auxiliando no desenvolvimento muscular e no aporte energético.
Roupas e calçados: Alguns esportes necessitam de uma vestimenta especifica para a prática dos mesmos, como: kimono no karatê ou Jiu-jitsu, e um calçado especifico no caso de corrida, futebol, escalada, etc.
Sons e ambiente: Existem estudos que comprovavam que uma boa música ou alguém gritando do seu lado por mais uma repetição cria um estimulo cerebral de ganho de potência, o mesmo acontece com um ambiente propício à atividade que esta sendo realizada.
Equipamentos: Podemos ligar essa opção a uma bike, prancha de surf, maquinário de uma academia, bola de futebol ou qualquer outro meio externo que auxilie na realização do trabalho.
Segurança: Todo meio externo que ajude a garantir a segurança do individuo na sua atividade física, como luva, capacete, caneleira, cinta de estabilidade, strap de pegada, protetor bucal, etc.
Busque sempre evoluir e investir na prática esportiva que você desenvolve, por questões de segurança, lazer e qualidade de vida, é difícil termos uma boa tintura sem uma boa tinta ou um bom som sem um bom instrumento
Siga nosso Instagram @nutrisport9 a melhor página de motivação, dicas e assuntos voltados ao fitness da região, até a próxima.