Recentemente Maceió sediou o Campeonato Alagoano de Fisiculturismo e Fitness da Federal WBPF, onde atletas de várias cidades e até de outros estados participaram, o evento tem o intuito é avaliar e premiar o chamado “Físico Perfeito” de são avaliados de acordo com altura ou peso dos participantes do sexo feminino e masculino.
Esse tipo de evento exige uma preparação fora do normal dos atletas, que devem apresentar um físico com o máximo de volume muscular com o mínimo de percentual de gordura e retenção de líquido, são alguns minutos em cima de um palco para mostrar um trabalho que vem sendo desenvolvido durante meses.
Nossa região teve um representante da cidade de São José da Tapera, o atletas Cleber Ycaro que se consagrou campeão Alagoano estreante na categoria Mens Physique, onde os atletas competem de bermuda onde o abdômen deve ser o ponto forte do corpo, conversamos com ele para entender como foi a competição e quais as principais dificuldades enfrentadas pelo atleta.
F.A.: quais foram as principais dificuldades encontradas durante período da separação?
C.Y.: a parte financeira é uma das principais dificuldades, a preparação para um campeonato desse tipo exige muito investimento, além da minha rotina puxada de trabalho, isso tudo mexe muito com psicológico.
F.A.: qual a sensação de ter sido campeão?
C.Y.: é uma sensação única onde é difícil até conter a emoção em cima do palco, passa um filme pela cabeça lembrando de todas as dificuldades, tudo que teve que abrir mão pra estar ali e ouvir seu nome sendo anunciado como campeão.
F.A.: Quais são as próximas metas e suas considerações finais?
C.Y.: Melhorar ainda mais o meu físico e pensar em campeonatos com níveis mais altos, gostaria de agradecer a Academia Corpo Fitness do proprietário Luiz Carlos de Melo, ao vereador Marquinhos X, a prefeitura municipal de São José da Tapera e a NutriSport Suplementos que me apoiaram nesse período de preparação.
Texto: Fabiano Arruda